Atendimento médico online: boas práticas para manter a qualidade
O atendimento médico online se iniciou pela pandemia e pela sua facilidade tem grande tendência a continuar. Com a necessidade de diminuir a propagação do vírus, todos os setores precisaram aderir a tecnologia, principalmente o setor médico.
Por ser um dos ambientes com maior risco de contaminação, os médicos passaram a realizar consultas e atendimentos rápidos pela internet. Apesar das limitações que a telemedicina tem, ela é ainda, uma ferramenta que foi, e é, muito útil.
Se a sua clínica também aderiu ao atendimento médico online, você já sabe que não é uma tarefa simples. Para ajudar a manter a qualidade do atendimento mesmo pelas telas, no texto a seguir vamos falar sobre as melhores práticas para a melhoria desta modalidade. Confira!
5 práticas para melhorar o atendimento médico online
1. Pontualidade
Assim como no atendimento presencial, a pontualidade é crucial para um bom atendimento médico online. A comodidade que essa modalidade oferece é justamente não necessitar sair de casa, pegar trânsito e possivelmente se atrasar para a consulta.
Para evitar atrasos, sempre busque entrar na consulta antes do horário agendado. Dessa forma, se caso um imprevisto aconteça, é possível avisar o paciente.
Outra dica é checar a conexão com a internet, que deve ser estável para uma consulta sem interrupções.
2. Instrua o paciente sobre o atendimento médico online
Atualmente, as consultas mais realizadas pela internet são aquelas de rotina, em que não há a necessidade do deslocamento até a clínica. Entre os pacientes, os mais comuns são os idosos, que não costumam ter facilidade com aparelhos tecnológicos.
Para isso, é preciso ter uma boa comunicação com os pacientes. É importante instruir eles sobre o funcionamento do atendimento médico online. Uma maneira de fazer isso é orientando como a consulta funcionará do início ao fim.
Orientar a necessidade de uma conexão com a internet boa, além da câmera e microfone ligados. A instrução pode ser feita de várias maneiras, o importante é que a comunicação entre o paciente e a clínica seja boa, para evitar quaisquer imprevistos.
3. Equipamentos
A clínica deve estar preparada para oferecer uma consulta de qualidade, com os equipamentos necessários de qualidade. A webcam garante o atendimento humanizado mesmo na versão remota.
O microfone é outro equipamento essencial para as consultas onlines. Por isso, é preciso escolher um de qualidade, para que a comunicação não seja falha
4. Escolha um local apropriado
Escolher um local apropriado para a consulta requer um local profissional e silencioso. Locais que possuem uma boa iluminação são também essenciais para a consulta.
Consultas realizadas diretamente do consultório são ainda melhores, já que a ambientação torna a consulta mais humanizada.
5. Utilize softwares
Já que estamos falando do uso da tecnologia na área da saúde, utilizar ela para auxiliar nas consultas torna o processo ainda mais simples. Existem diversos tipos de softwares para clínicas, cada um com a sua função.
Vamos dar um exemplo de um software que busca facilitar a vida tanto do paciente quanto da clínica. Utilizar um sistema de confirmação de consultas é uma das formas de aplicar o conceito de atendimento humanizado em prática.
O sistema tem como principal função o lembrete e confirmação de consultas. Ou seja, toda a parte do atendimento relacionado ao agendamento pode ser feita diretamente pelo WhatsApp de forma automática.
A distância que o atendimento remoto causa deve ser suprida pela clínica, que deve sempre buscar formas de se conectar com seus pacientes, mesmo de longe. Gostou das nossas dicas? Se sim, nos siga no Facebook e Instagram para receber mais conteúdos como este!
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