Como aplicar o WhatsApp Business em clínicas?
Aplicar o WhatsApp Business em clínicas médicas é uma das melhores formas de utilizar a tecnologia a favor da sua empresa. O WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros, atrás somente do Youtube. Portanto, entre os aplicativos de comunicação e troca de mensagens, ele é o mais utilizado no país.
Pelo uso diário do aplicativo ser alto, a própria empresa responsável por ele criou o WhatsApp Business. Com o objetivo inicial de auxiliar as pequenas empresas, o novo aplicativo já está sendo utilizado para empresas de grande porte também. Conheça no texto a seguir mais sobre o WhatsApp Business e como aplicá-lo na sua clínica!
Boa leitura!
O que é o WhatsApp Business?
Disponibilizada desde o início de 2018, o WhatsApp Business é um aplicativo voltado para empresas. Ele permite uma melhor comunicação com os clientes, por meio da automação de mensagens, classificação de mensagens e a criação de um perfil profissional.
Para criar um perfil profissional no aplicativo é preciso que a empresa forneça um número fixo ou móvel não vinculado a outra conta. Com um perfil profissional verificado, a empresa pode disponibilizar o endereço, site e outras informações importantes.
A automação de mensagens é, com certeza, o que mais atrai as empresas para o aplicativo. Ela funciona da seguinte forma: a empresa cria mensagens automáticas, que podem ser enviadas em um clique, sem a necessidade de digitar. Um bom exemplo das mensagens automáticas bastante utilizadas são as de saudação.
A ferramenta de classificação de mensagens ajuda na organização e pode ser feita da forma que melhor funciona para a empresa. Uma forma de classificar a mensagem é dividir os clientes pela sua ‘’posição’, ou seja, se ele é um cliente novo buscando informações ou um cliente já fidelizado.
Além disso, o aplicativo informa as análises e estatísticas sobre as mensagens enviadas, sendo possível visualizar as taxas de respostas e visualização das mensagens.
Como usar o WhatsApp Business em clínicas?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o aplicativo, vamos falar como o WhatsApp Business em clínicas pode ajudar a sua empresa.
1. Atendimento
O principal objetivo do WhatsApp Business em clínicas é melhorar a comunicação entre paciente e clínica. Pelo aplicativo ser utilizado diariamente a taxa de resposta é maior, comparado a outros meios de comunicação, como o email, por exemplo.
Portanto, o atendimento pode ser feito por meio dele, como para tirar dúvidas sobre o funcionamento do estabelecimento.
É importante lembrar que o atendimento pelo WhatsApp não inclui o atendimento médico em si. O Conselho Federal de Medicina proíbe a troca de dados sigilosos pelo aplicativo, assim como a prescrição e diagnóstico.
2. Confirmação de presença
Por não ser possível a troca de dados pelo aplicativo, após marcar a consulta por outro meio de comunicação, o WhatsApp Business em clínicas permite a confirmação de presença.
A confirmação de presença em consultas e exames é uma prática que traz diversos benefícios para as clínicas, como a diminuição de faltas e cancelamentos sem aviso prévio.
Como aplicar o WhatsApp Business em clínicas?
O WhatsApp Business pode ser utilizado simplesmente baixando o aplicativo e realizando os procedimentos necessários. Porém, para impulsionar ainda mais as ferramentas presentes nele, um software pode ser a solução.
Com a tecnologia da Nina, o aplicativo é integrado com o sistema de gestão da sua clínica, dessa forma, as consultas já marcadas são enviadas para o sistema de confirmação. Assim, o sistema envia um lembrete para o paciente, que pode confirmar a sua presença rapidamente. Para conhecer mais, é só clicar aqui!
Gostou do que a tecnologia pode oferecer para a melhoria da sua clínica? Se sim, nos siga nas nossas redes sociais, no Facebook e Instagram! Estamos sempre postando conteúdos buscando ajudar a sua clínica!
Post a Comment
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.