Integração entre sistemas aumenta a eficiência de clínicas e hospitais
Para aprimorar a gestão interna, o controle de agendas médicas e a experiência dos pacientes, clínicas e hospitais utilizam uma variedade de sistemas em suas operações diárias, por onde cada um desempenha papel crucial nas áreas administrativa, médica ou de atendimento.
Esses sistemas aumentam a eficiência e proporcionam uma experiência mais satisfatória para os pacientes. No entanto, a comunicação entre diferentes áreas de uma instituição é fundamental, assim como a integração dos sistemas, pois quando eles estão interconectados, a troca de informações ocorre de forma rápida e segura. Em contrapartida, quando a transferência de dados é feita manualmente (ou seja, um funcionário coleta informações de um sistema e as insere em outro), a agilidade e a confiabilidade dos dados são comprometidas.
Abaixo, listamos algumas consequências causadas por sistemas não integrados:
- O tempo é desperdiçado com processos manuais;
- Há um aumento na probabilidade de erros humanos e perdas de informações;
- As informações não estão disponíveis em tempo real.
Ao permitir que os sistemas operem e se comuniquem automaticamente, conseguimos melhorar a eficiência operacional. Isso garante que as informações sejam confiáveis, elimina o risco de erros humanos e reduz a carga mental dos funcionários, permitindo um desempenho melhor em atividades que exigem um toque humano, como o atendimento personalizado.
O que são integrações de sistema?
Integrações referem-se à capacidade de diferentes sistemas e softwares se comunicarem e trocarem informações entre si de maneira eficiente, rápida e segura. Em um ambiente de saúde, isso pode envolver a interconexão de sistemas como Prontuários Eletrônicos de Pacientes (PEP), sistemas de gestão hospitalar, sistemas de imagens médicas, e outros, mas também refere-se a processos, como agendamentos de consultas, lembretes de compromissos médicos e toda jornada de comunicação com o paciente.
A integração é um processo que agrega uma série de soluções com o objetivo de dar origem a um sistema mais completo e robusto para o estabelecimento de saúde, cujos sistemas de informação e aplicações adquirem capacidade para compartilhar dados entre si. Na prática, integração entre sistemas faz com que todos os dados gerados por um sistema possam ser visualizados, inseridos e atualizados por outras aplicações, sem comprometê-los. As possíveis integrações que podem ser feitas englobam o ponto a ponto ou via um barramento ou plataforma de interoperabilidade.
Eficiência Operacional
A integração de sistemas elimina a necessidade de entrada manual de dados em múltiplos sistemas, reduzindo erros e economizando tempo. Por exemplo, quando um paciente é registrado em um sistema de gestão hospitalar, essas informações podem ser automaticamente atualizadas, permitindo que fluxos de trabalho administrativos e clínicos ganhem mais eficiência, pois não há desperdício de tempo com processos manuais.
Assim ocorre com o cadastro de pacientes a agendamentos e confirmações de presença em consultas e exames. A plataforma da Nina Tecnologia é um exemplo. Com sede em Santa Catarina, Nina Tecnologia já confirmou mais de 30 milhões de consultas e exames em todo Brasil e desenvolve soluções para diminuir a ausência de pacientes nos compromissos médicos – um dos principais desafios de empresas que atuam na saúde pública e privada -, e melhorar a comunicação de clínicas, laboratórios e hospitais com o paciente. Em seu portfólio de serviços está a Plataforma Nina. Ela serve para personalizar a jornada dos pacientes e permite que estabelecimentos da saúde façam a gestão da comunicação de forma customizada para atender diferentes tipos de públicos e setores do segmento. O sistema foi desenvolvido para manter os contatos existentes, sem a necessidade de recadastramentos e mantém os dados sincronizados com o da clínica. Por exemplo: se o paciente trocou de número de telefone e informou a clínica, a Nina altera automaticamente o número do paciente no banco de dados.
Arquitetura própria
A Nina Tecnologia conta com uma arquitetura própria que permite um processo de integração mais rápido do que a média do mercado: uma vez que os dados disponibilizados pelo fornecedor atendem às especificações recomendadas pela Nina, a integração dos sistemas de clínicas e hospitais com a Nina Tecnologia é realizada em até 48 horas. A Nina possui um histórico de agilidade no desenvolvimento, havendo integrações que levaram menos de 10h para serem desenvolvidas, algo extremamente rápido no cenário da tecnologia atual. A plataforma Nina integra-se ao sistema de gestão do cliente, seja via API ou banco de dados. seja através do WhatsApp, SMS, chamada telefônica, e-mail ou push notification.
Experiência do cliente
As integrações da Nina Tecnologia funcionam com mais de 30 sistemas, dentre os principais da saúde. Elas ocorrem por API – Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) e por banco de dados. Dentre as integrações, destaca-se a com Tasy, um importante software de gestão hospitalar disponível para questões administrativas e assistenciais. Sua integração é feita pelo banco de dados disponibilizado pelo próprio time de TI da clínica ou hospital, permitindo uma dinâmica muito rápida com segurança sobre informação e dados do paciente, de forma customizada para atender diferentes tipos de públicos e setores da saúde
Agendamento automatizado
A partir desta integração, todos os agendamentos e confirmações passam a ser automatizados. Qualquer alteração realizada no sistema do cliente é detectada pela Nina em um curto período de tempo. Significa dizer que a cada 15 ou 20 minutos, em média, a Nina realiza uma conferência no sistema do cliente para buscar novos agendamentos e alterações de agendamentos já criados. Qualquer alteração realizada no sistema do cliente é detectada pela Nina em um curto período de tempo.
A tecnologia é personalizável conforme as necessidades da instituição de saúde e otimiza todo o processo de gestão. Agilidade em procedimentos e protocolos, eliminação de retrabalho e de tarefas repetitivas e facilidade para acompanhar em tempo real a experiência e a jornada de pacientes.
Vantagens da integração de sistemas na saúde
A integração de sistemas na área da saúde oferece uma série de benefícios significativos tanto para pacientes quanto para os gestores e equipes de atendimento. Listamos alguns dos principais aspectos positivos dessa abordagem:
Agilidade no atendimento
Através da integração de sistemas, o atendimento ao paciente é otimizado, pois todas as informações necessárias estão centralizadas em uma única plataforma. Isso não apenas diminui o tempo de espera, mas também melhora a eficiência dos serviços, permitindo uma avaliação mais eficaz em todas as fases do atendimento.
Organização das informações do paciente
Outro benefício importante é a organização e padronização do armazenamento de dados dos pacientes. Com sistemas integrados, as informações podem ser acessadas rapidamente durante todo o atendimento. Isso é possível por meio de servidores confiáveis e recursos online que facilitam o compartilhamento de bancos de dados externos.
Redução de custos
A integração de sistemas também contribui para a diminuição de custos operacionais para hospitais e instituições de saúde, pois sistemas integrados evitam o uso de outras tecnologias que podem ser substituídas por sistemas que se integram e isso faz com que toda a operação de clínicas, laboratórios e hospitais seja mais eficiente. Além disso, a compatibilidade entre os sistemas permite que as instituições escolham as soluções que oferecem o melhor custo-benefício.
Erros humanos mínimos
Com a integração, a probabilidade de falhas humanas na gestão de informações e processos é reduzida. Isso ajuda a evitar erros de digitação, perda de dados e confusões que podem comprometer a qualidade do atendimento do paciente. Além disso, ao reduzir tarefas repetitivas, a equipe pode focar em atividades mais complexas, diminuindo o estresse na área.
Aumento da segurança
Por fim, a integração de sistemas na saúde proporciona respostas mais precisas e seguras. As informações dos pacientes são compartilhadas de forma rápida e confiável, e o uso de tecnologias avançadas em plataformas modernas assegura a proteção de dados sensíveis. Isso garante que a área administrativa tenha acesso a informações atualizadas e relevantes, facilitando a tomada de decisões enquanto preservam a privacidade dos pacientes.
E quanto a sua clínica ou hospital, quanto você tem investido para melhorar a eficiência operacional por meio da tecnologia na saúde e sistemas que se integram? Entre em contato com a Nina Tecnologia e vamos te ajudar.