Saiba como a IA pode ser aplicada em clínicas, laboratórios e hospitais
A inteligência artificial (IA) é o campo da ciência da computação dedicado a criar sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente precisam de inteligência humana, como resolução de problemas, tomada de decisões e até interação em linguagem natural. Cada vez mais acessíveis a toda a população, esses recursos tendem a gerar mudanças ainda mais significativas em áreas como a da saúde. No Brasil, 62,5% das instituições do setor já utilizam a IA de alguma forma, segundo levantamento de 2023 da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS).
Mas como aplicar a IA em clínicas, laboratórios e hospitais? Conheça alguns recursos de IA que Nina Tecnologia pode aplicar na sua empresa:
Chatbot com IA
É um dos recursos de IA mais utilizados atualmente. Ele permite que toda a jornada de comunicação com o paciente seja realizada por uma tecnologia inteligente, que interpreta as dúvidas do paciente e o responde 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. O fato dessa funcionalidade estar disponível em período integral para o paciente, otimiza o tempo da equipe de atendimento e permite que a empresa de saúde evite custos com horas extras ou atendentes em escalas noturnas. Também coloca a empresa à disposição do paciente a qualquer momento do dia.
Reconhecimento facial com IA
Utiliza algoritmos de IA para identificar ou verificar a identidade de uma pessoa com base em características faciais. Na saúde, esse recurso pode ser utilizado para sistemas de check-in antecipado, por exemplo. O paciente recebe, via e-mail ou WhatsApp, um link onde pode realizar todo o processo burocrático de pré-atendimento no conforto de sua casa, diminuindo significativamente o tempo de espera em filas. A Nina Tecnologia desenvolveu com uma operadora de planos de saúde um sistema que utiliza as próprias câmeras de monitoramento da clínica dessa operadora para identificar os pacientes e abrir automaticamente os atendimentos.
Interpretação de voz por IA
A inteligência artificial tem a capacidade de processar, entender e responder a dados de áudio, como fala humana, sons ambiente e música. A Nina Tecnologia utiliza o recurso para confirmar consultas em consultórios, clínicas e hospitais. Se o paciente responde à mensagem de confirmação com um áudio, o sistema é capaz de entender através de IA.
A Nina Tecnologia é uma parceira estratégica no setor da saúde, oferecendo um variado portfólio de soluções baseadas em inteligência artificial. São recursos que proporcionam mais agilidade, segurança e eficiência, reduzindo custos operacionais, minimizando erros manuais e elevando o nível de qualidade no atendimento ao paciente em hospitais, clínicas e consultórios.
Vantagens da IA na Saúde
A IA pode ajudar a tornar as operações na área da saúde mais eficientes, com fluxo de trabalho administrativo mais estratégico e redução de erros com processos manuais.
Avanços em algoritmos de aprendizado de máquina (ML), além de maior acesso a dados, redução de custos de hardware e introdução do 5G têm impulsionado o uso da inteligência artificial no setor de saúde, acelerando transformações. As soluções de IA e ML conseguem processar grandes volumes de dados, como registros, estudos clínicos e dados do paciente, de forma muito mais rápida do que seria possível manualmente. Outras vantagens aparecem à medida que as ferramentas de IA aplicam-se na saúde:
Tarefas administrativas: gestores e atendentes de clínicas dedicam muito tempo a atividades burocráticas. A IA e a automação podem assumir várias dessas tarefas, liberando os colaboradores para focarem em demandas estratégicas.
Prevenção a falhas manuais: IA pode ser aplicada para identificar falhas no agendamento de consultas e exames, identificando horários duplicados, cadastros incompletos e indisponibilidade de atendimento pelo prestador ou médico, por exemplo. Dessa maneira, clínicas, laboratórios e hospitais conseguem administrar a sua agenda com mais precisão, recorrendo à tecnologia para cobrir horários disponíveis de atendimento.
Com a inteligência artificial se consolidando no setor da saúde e ganhando maturidade, as clínicas, laboratórios e hospitais que já adotaram essa solução estão colhendo benefícios como otimização de tempo, uso inteligente de recursos e a significativa redução de fraudes e erros manuais. Diante desse cenário, é hora de refletir: o quanto sua instituição está aproveitando o potencial da IA para elevar o nível de eficiência e qualidade no atendimento ao paciente?