4 motivos que levam o paciente cancelar a consulta
Todas as clínicas, apesar de suas diferenças, possuem algo em comum: o problema que leva os pacientes a cancelar a consulta sem a devida antecedência. Quando isso acontece toda a agenda da clínica é desorganizada, causando o descontrole das consultas seguintes. Além disso, há também o prejuízo econômico no faturamento final do local.
No texto de hoje vamos abordar os 4 motivos que levam o paciente a cancelar a consulta e mostrar formas de evitar as desmarcações sem antecedência. Confira!
Os principais motivos que levam o paciente a cancelar a consulta
1. Esquecimento
O primeiro é o mais comum entre os motivos de cancelar a consulta, que é o esquecimento. Com a rotina diária cheia, é frequente o número de consultas que são canceladas por esse motivo. Com o esquecimento, o cancelamento em cima da hora é bastante comum.
Isso costuma acontecer também, pois os cuidados com a saúde não são prioridade para a pessoa. Assim, outros compromissos se sobressaem em relação a consulta, como o trabalho ou até mesmo o lazer.
2. Atraso
O segundo motivo que leva a pessoa a cancelar a consulta sem aviso prévio é o atraso. Esse motivo tem duas causas: o atraso do paciente e o atraso da clínica. Clínicas que costumam fazer o paciente esperar e atrasar a consulta fazem com que o paciente sinta que pode se atrasar alguns minutos.
O atraso do paciente, por conta própria, se deve a diversos fatores pessoais de cada pessoa.
3. Horários
Esse motivo se deve, principalmente, pela falta de opções de horários oferecidas para o paciente. Assim, o paciente, sem outra escolha, opta pelo horário que não se encaixa na sua rotina. A partir daí outros motivos podem se unir com esse, como o atraso ou até o esquecimento.
Algo que comumente acontece é o paciente cancelar a consulta por ter encontrado um horário melhor em outra clínica.
4. Localização
Um dos requisitos ao escolher uma clínica para frequentar quando necessário é a localização. Porém, quando o paciente tem uma clínica de preferência e ela se localiza longe da sua casa, atrasos — e, consequentemente, desmarcações— acontecem.
Como solucionar esse problema?
Desmarcação de consultas sem antecedência é um grande problema, mas há soluções para cada um dos motivos.
Para evitar o esquecimento, uma solução é enviar lembretes de confirmação para eles. Isso pode ser feito com dias ou até mesmo horas de antecedência. Dessa forma, eles serão lembrados e não irão cancelar a consulta, ou irão cancelar antecipadamente.
O atraso da clínica pode ser solucionado de maneiras simples e eficientes. No caso da clínica ter uma frequência de atrasos, isso pode ser solucionado verificando as queixas e buscando o motivo pelo qual a consulta foi atrasada.
Em relação a pouca oferta de horários, deve partir da própria clínica oferecer um horário secundário. Isso pode ser difícil em um estabelecimento com muitos pacientes, porém com planejamento é sim possível. Ter atendentes dispostos a ajudar o paciente a encontrar o horário ideal é essencial para solucionar essa questão.
Com os pacientes que moram ou trabalham longe do local em que a clínica está, uma opção é enviar lembretes de confirmação. Como já citado como uma solução para o esquecimento, a confirmação, soluciona diversos problemas. Com ela é possível, além de confirmar a consulta, lembrar o paciente de comparecer com antecedência.
A maioria dos motivos que levam o paciente a cancelar a consulta sem aviso prévio podem ser resolvidos facilmente. Com um sistema de confirmação de presença, é possível ter um controle automatizado e solucionar as faltas.
Além disso, faz com que o paciente cancele a consulta com antecedência, evitando prejuízos. Para conhecer o que esse sistema oferece, te convidamos a acessar o nosso site.
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