Como diminuir as faltas de pacientes?
Pacientes que marcam suas consultas e não comparecem no dia estão entre os principais problemas da maioria das clínicas brasileiras. Buscar as melhores formas de como diminuir as faltas de pacientes, portanto, torna-se uma das missões de clínicas que querem evitar este tipo de situação.
Quando um paciente não comparece à consulta marcada, estamos falando do valor de uma consulta que tanto a clínica quanto o médico deixam de ganhar. Se o paciente em questão avisa que não poderá comparecer com antecedência, é possível encaixar outro paciente no lugar dele, o que traz benefícios para todos os envolvidos.
Dito isso, você já tentou aplicar alguma técnica para diminuir as faltas de pacientes? Soluções relativamente simples podem fazer toda a diferença e garantir que seus lucros não caiam. Na sequência deste texto, nós mostramos 4 dicas de como diminuir as faltas de pacientes.
Boa leitura!
Acompanhe 4 dicas de como diminuir as faltas de pacientes
1. Tenha uma política de faltas na sua clínica
Uma boa maneira de reduzir drasticamente as faltas é aplicar “punições” nos pacientes que não comparecerem sem comunicar previamente. No caso de pacientes específicos faltarem constantemente, você pode cobrar uma taxa por falta, apenas permitindo que ele marque outra consulta se essa taxa for paga. É possível também “bloqueá-lo” de marcar consultas por um tempo.
Outra solução, que funciona melhor apenas para nomes muito consolidados no mercado, que não trabalham com convênios e que normalmente têm a agenda cheia, é cobrar uma parcela do valor da consulta no momento em que ela for marcada. Depois de já ter investido um valor, a probabilidade de que o paciente falte reduz consideravelmente.
2. Não se atrase para as suas consultas
Você, como médico, não gosta quando seus pacientes não comparecem às consultas, certo? É fundamental, portanto, não tratar os outros de uma forma que você não quer ser tratado. Um problema comum a muitos médicos é atender os pacientes com atrasos, alguns pequenos e outros enormes.
Nenhum paciente gosta de esperar mais tempo do que o previsto para se consultar. Caso essa situação aconteça com ele, a satisfação cai e a vontade de retornar à clínica diminui, o que, consequentemente, aumenta as chances de faltas. Evite os atrasos e as faltas podem diminuir.
3. Quando necessário, entre em contato com pacientes atrasados
Em muitos casos, um atraso de 10 minutos não quer dizer, necessariamente, que o paciente irá faltar. Ele pode ter tido algum imprevisto ou estar pegando trânsito, por exemplo. Uma boa forma de ter certeza que o problema é atraso, e não falta, é orientar as secretárias a ligar para ele confirmando.
Se, durante a ligação, o paciente comunicar que não poderá comparecer, o médico ainda pode encaixar outro paciente, minimizando os efeitos negativos da falta.
4. Use um sistema de confirmação de presença
Muitas das consultas de uma clínica são marcadas com certa antecedência. Até que o dia do atendimento chegue de fato, é normal que o paciente se esqueça do compromisso. Portanto, nada melhor para diminuir as faltas que lembretes da consulta.
Através de um sistema de confirmação de presença, sua clínica pode enviar, de forma automática, lembretes para cada paciente no dia antes da consulta em diferentes plataformas, incluindo o WhatsApp. Além disso, o lembrete ainda pode solicitar uma confirmação, dando a certeza de que o paciente comparecerá no dia seguinte.
O Confirmation Call, serviço da Nina Tecnologia, é um sistema de confirmação de presença desenvolvido especialmente para clínicas. Se você acha que a sua pode se beneficiar de um sistema como este, entre em contato conosco hoje mesmo e conheça tudo que podemos fazer por você!
E aí, curtiu aprender como diminuir as faltas de pacientes? Agora só falta aplicar as dicas! Se tiver gostado do texto e quiser continuar recebendo conteúdo, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram!
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